OCJF 2014

 

 

ser sociólogo

Ser Sociólogo/a por 15 dias
7-18.07.2014

 

Resumo das atividades

 

Um centro de investigação em Sociologia? Peddy Paper para conhecer o CIES-IUL!

pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento

 

Entrevista

Investigadores: Catarina Sales e Dulce Neves

Nesta atividade vamos dar a conhecer aos/às participantes noções básicas da técnica de entrevista qualitativa em sociologia. Começando por abordar tópicos relativos à construção de guiões e aos diferentes tipos de entrevista, a atividade permitirá ainda que os/as participantes experienciem, através de um exercício prático, situações de entrevista, reforçando-se a componente de interação social inerente a esta técnica.

 

Análise estatística

Investigadores: Sofia Serra da Silva e Cláudio Nóbrega

Análise de dados e indicadores políticos e sociais dos deputados na Assembleia da República. Contacto com uma base de dados em SPSS sobre deputados, análise descritiva de algumas variáveis de natureza política e social e construção de tabelas. Quantos homens, quantas mulheres no parlamento? Qual a média de idades dos deputados? O que estudaram?

 

Análise de conteúdo

Investigadores: Javier Calvo e Rita Cachado

Explicar o que é análise de conteúdo aplicada nas Ciências Sociais com o livro "As pessoas Comum: UMA história da PIDE", da Aurora Rodrigues. Trabalhando a partir do testemunho pessoal da protagonista, com exemplos práticos aplicados à Antropologia e à História.

 

Inquérito

Investigadores: Mara Vicente e Rita Ochoa

Esta sessão tem por objetivo dotar os participantes de noções sobre a metodologia do inquérito por questionário. A sessão irá iniciar-se com um enquadramento sobre esta metodologia, referindo as suas características, as suas potencialidades e limitações, e a sua aplicabilidade nas ciências sociais. Seguidamente, serão desenvolvidas atividades práticas com o objetivo de construir um pequeno inquérito por questionário, aplicá-lo a uma pequena amostra de indivíduos e proceder ao tratamento dos dados recolhidos. Este inquérito terá como a tema a qualificação da cidade, propondo-se utilizar como território de trabalho o espaço envolvente ao edifício do ISCTE-IUL.

 

Desenvolvimento de uma pesquisa (trabalho de equipa)

Investigadores: Catarina Sales e Rita Cachado

 

Apresentação Pública dos resultados da pesquisa

Participantes

 

 

 Grupo de participantes e alguns dos dinamizadores das atividades desenvolvidas