OCJF 2015

 

 

ser sociólogo

Ser Sociólogo/a por 15 dias
6-17.07.2015

 

Resumo das atividades

 

Um centro de investigação em Sociologia? Peddy Paper para conhecer o CIES-IUL!

pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento

 

Inquérito

Investigadores: Rita Capucha e Mara Vicente

Esta sessão tem por objetivo dotar os participantes de noções sobre a metodologia do inquérito por questionário. A sessão irá iniciar-se com um enquadramento sobre esta metodologia, referindo as suas características, as suas potencialidades/limitações, a sua aplicabilidade nas ciências sociais e ainda, algumas modalidades que hoje em dia facilitam no seu processo de aplicação - plataformas online, por exemplo. Os participantes construirão um inquérito sobre um tema definido, o qual será aplicado a uma pequena amostra de indivíduos e posterior objeto de tratamento, explorando-se, para esse efeito, algumas ferramentas auxiliares como sejam o programa estatístico SPSS.

 

Focus Group

Investigadores: Brígida Riso e Inês Pereira

O focus group é uma entrevista de grupo muito utilizada em estudos de mercado mas também em ciências sociais. Inicialmente os participantes poderão conhecer as caraterísticas deste tipo de técnica bem como o fundamento da sua utilização em Sociologia. Na segunda parte os participantes terão a oportunidade de dinamizar uma entrevista de grupo, sendo depois discutidos os resultados obtidos e a experiência dos participantes.

 

Etnografia

Investigadora: Rita Cachado

Esta atividade tem o objetivo de dar a conhecer a etnografia como uma das metodologias possíveis na Sociologia. No início da atividade haverá uma introdução ao conceito de Etnografia e suas utilizações. A experiência etnográfica será feita através da realização de um exercício prático, a definir no final da componente expositiva, com o auxílio de um guião e recurso a registo em diário de campo. Após o exercício, iremos analisar as observações realizadas e resumir os principais desafios da metodologia.

 

Entrevista

Investigadores: Mário Santos e Catarina Sales

Nesta atividade vamos dar a conhecer aos/às participantes noções básicas da técnica de entrevista qualitativa em sociologia. Começando por abordar tópicos relativos à construção de guiões e aos diferentes tipos de entrevista, a atividade permitirá ainda que os/as participantes experienciem, através de um exercício prático, situações de entrevista, reforçando-se a componente de interação social inerente a esta técnica.

 

Desenvolvimento de uma pesquisa (trabalho de equipa)

Investigadores: Mário Santos, Brígida Riso, Joana Vieira e João Henriques

 

Apresentação Pública dos resultados da pesquisa

Grupo 1: Perceção das práticas de poliamor. Uma abordagem

Maria Ferraz, Tiago Costa, Diogo Morais, Pedro Figueiredo, Diogo Pendão

Consulte o PDF

 

Grupo 2: Posição da Igreja Católica face à Homossexualidade

Ana Moreira, Inês Romão, Carolina Oliveira, Catarina Ricardo, Débora Serrano, Rodrigo Dantas
Consulte of PDF