Resultado do apoio “GENDER RESEARCH 4 COVID-19”
FCT seleciona 2 projetos CIES-Iscte

03.07.2020

 

A FCT apresentou os resultados do apoio “GENDER RESEARCH 4 COVID-19”, no âmbito do qual serão financiados 16 projetos de investigação, entre os quais dois são coordenados pelo CIES-Iscte:

 

Projeto - Dias de confinamento e de violência: a resposta dos serviços de apoio a vítimas de violência doméstica em tempos de pandemia de COVID19, em Portugal

Coord. Maria das Dores Guerreiro

 

Projeto - SAGE19: Scientific and Academic Gender (in) equality during  Covid19

Coord. Thaís França

 

O “GENDER RESEARCH 4 COVID-19” é uma iniciativa promovida pela FCT, em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que consiste num apoio especial direcionado a projetos de investigação sobre o impacto da emergência de saúde provocada pela COVID-19 nas desigualdades de género e violência contra as mulheres e violência doméstica.

 

No total a FCT recebeu 145 candidaturas, das quais foram selecionados 16 projetos para financiamento. Dois dos projetos selecionados são coordenados por Investigadoras do CIES-Iscte. As candidaturas a este apoio decorreram de 15 de maio a 2 de junho de 2020, estando aberto a propostas e iniciativas com vista à produção e difusão de conhecimento sobre os impactos de género da pandemia provocada pela COVID-19 e dos planos de contingência e medidas adotadas para a conter e resolver. 

 

---

 

O apoio Gender Research 4 Covid-19 integra-se num alargado conjunto de apoios, concursos e outras iniciativas, lançados este ano pela FCT no âmbito do combate à Covid-19.