- Notícias
- Eventos
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Encontros de Estudos sobre a China
- Encontros Experiências Migratórias
- Estudos Sociais sobre a Ciência e a Circulação do Conhecimento
- Fórum das Políticas Públicas
- Fórum Pesquisas CIES
- Género, Sexualidade e outros marcadores sociais de diferença
- Leituras ETNO.URB
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Workshops de Investigação
- Workshops de Inovação Metodológica
- Calls
Workshop de Investigação CIES-IUL
A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias (Araújo, 2015). Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua (Capucha, 2013) e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos (Carvalho da Silva, 2015).
Integrando uma investigação em curso, no âmbito do projeto de Doutoramento em Sociologia, o Workshop incidirá numa das etapas da sua componente extensiva, com a apresentação dos primeiros resultados apurados para o mapeamento do fenómeno.
Numa primeira parte, procurar-se-á responder à questão ‘o que significa ser-se adulto pouco escolarizado’ nas sociedades ocidentais contemporâneas, utilizando os contributos recentes de quatro estudos/relatórios centrais sobre a Educação e Formação de Adultos [nacionais e internacionais]. Seguidamente, e através da análise secundária dos dados da mais recente edição do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA, 2016), serão exibidos os principais elementos de caracterização social dos adultos pouco escolarizados que, em Portugal, têm permanecido à margem da educação formal.
Oradora:
Vanessa Carvalho da Silva
CIES-IUL/ISCTE-IUL
Bolseira Doutoramento FCT
Local: sala C3.02, ED. II, ISCTE-IUL