- News
- Events
- Recurring Events
- Biographies and Trajectories
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Cultural Diversity in Contemporary Families
- Meetings on China Studies
- Meetings Migration Experiences
- Social studies on science and the circulation of knowledge
- Public Policy Forum
- Research Forum CIES
- Gender, Sexuality and other social markers of difference
- ETNO.URB Readings
- Social Movements and Political Action
- New Perspectives on Modern History
- Research Workshops
- Methodological Innovation Workshops
- Calls
CIES-IUL Research Workshop
A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias (Araújo, 2015). Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua (Capucha, 2013) e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos (Carvalho da Silva, 2015).
Integrando uma investigação em curso, no âmbito do projeto de Doutoramento em Sociologia, o Workshop incidirá numa das etapas da sua componente extensiva, com a apresentação dos primeiros resultados apurados para o mapeamento do fenómeno.
Numa primeira parte, procurar-se-á responder à questão ‘o que significa ser-se adulto pouco escolarizado’ nas sociedades ocidentais contemporâneas, utilizando os contributos recentes de quatro estudos/relatórios centrais sobre a Educação e Formação de Adultos [nacionais e internacionais]. Seguidamente, e através da análise secundária dos dados da mais recente edição do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA, 2016), serão exibidos os principais elementos de caracterização social dos adultos pouco escolarizados que, em Portugal, têm permanecido à margem da educação formal.
Speaker:
Vanessa Carvalho da Silva
CIES-IUL/ISCTE-IUL
Bolseira Doutoramento FCT
Location: sala C3.02, ED. II, ISCTE-IUL