Património migrante e heranças culturais das famílias de origem indiana em Portugal
30 September 2021 | 14h30 | Online

 

Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas

Património migrante e heranças culturais das famílias de origem indiana em Portugal

 

Speaker

Inês Lourenço                   

CRIA Iscte - Instituto Universitário de Lisboa     

Commentary

José Mapril

CRIA FCSH-Universidade Nova de Lisboa

   

 

→ ZOOM Link

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83423827215

ID: 834 2382 7215

 


 

Abstract

 

As famílias transnacionais encontram-se inscritas em processos moldados por localidades, envolvidas globalmente e, ao mesmo tempo, situadas localmente. A mobilidade de pessoas implica a circulação de bens, de práticas e de representações simbólicas, que contribuem para a produção de lugares, para a (re)produção de práticas e para a construção de pertenças. Neste âmbito, o estudo do património – material e imaterial – é um importante contributo para a compreensão destes fenómenos.

 

Articulando património e migração, pretende apresentar-se o universo complexo e profundamente diversificado das famílias de origem Indiana em Portugal, permitindo o estudo do seu património migrante, por um lado, enfatizar a heterogeneidade do grupo e das suas expressões culturais e, por outro, dar visibilidade aos seus processos de pluralidade de identidades, de continuidades e de cruzamentos culturais entre a Índia e Portugal. Assim, usando o património migrante (Innocenti 2014) como ponto de partida, pretende-se reflectir sobre várias ideias: a ligação emocional a certos objectos que potenciam narrativas sobre o passado, mas também sobre o presente e o futuro; a centralidade de práticas culturais que se preservam e simultaneamente se adoptam; a pertença transnacional e a decorrente multiplicidade de referências culturais e de traços identitários. A partir de uma selecção de práticas culturais e religiosas e de histórias de vida de alguns objectos, serão apresentados alguns dos trajectos identitários das famílias migrantes, através de uma perspectiva de fluidez, heterogeneidade e complexidade.

 

Esta apresentação tem por base uma investigação em torno do património migrante das comunidades com origem na Índia a residir em Portugal, enquadrada na concepção de uma futura exposição no Museu Nacional de Etnologia, que visa reflectir sobre a fluidez das fronteiras nacionais e culturais e sobre a complexidade dos processos identitários das sociedades contemporâneas, fazendo uso dos museus como espaços privilegiados de diversidade e de inclusão.

 

→ Download do Cartaz em PDF