As viagens da barakah: Legados indo-moçambicanos e carisma no espaço transnacional islâmico
15 February | 15h | Online

→ Link Zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83200295995
Meeting ID: 832 0029 5995

 

 

RESUMO

 

Os muçulmanos de ascendência indo-moçambicana que residem em Portugal participam num conjunto de redes transnacionais que refletem orientações doutrinais diversas, materializando-se numa grande pluralidade de formas de viver, em diálogo com formas "globais" do Islão, a sua muçulmanidade. Uma dessas configurações, talvez uma das menos conhecidas em Portugal, é a que envolve o estabelecimento de relações mestre-discípulo com sheikh-s de ordens sufi, personalidades carismáticas dotadas de grande mobilidade que circulam regularmente pelo sub-continente indiano e pelos países da diáspora indiana em África e na Europa. Partindo de uma etnografia da mesquita Al Qadriya, no Laranjeiro, filiada à ordem sufi Ashrafiya, e de trabalho de campo na Beira e em Maputo, Moçambique, refletiremos sobre a forma como essas personalidades – e as organizações religiosas e seculares a que pertencem – se assumem como veículos de poder espiritual (barakah), aproximando centros e periferias nas redes globais do sufismo. Olharemos, por outro lado, para a forma como essas relações moldam subjetividades religiosas na congregação do Laranjeiro, interagindo de forma complexa com legados e memórias coloniais, e acabando por reconfigurar a própria paisagem islâmica em países que, como Portugal, se encontram nas “periferias do carisma”.

 

 

 

BIOGRAFIAS

 

Pedro Pestana Soares é doutorando em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa, onde estuda as articulações transnacionais de movimentos islâmicos de inspiração sufi implantados em Portugal. Em 2016 concluiu o mestrado em Antropologia no Iscte, com uma etnografia de missões católicas angolanas que acolhem crianças acusadas de feitiçaria. Previamente, como membro da Númena, trabalhou sobre religiões minoritárias e discriminação religiosa em Portugal e integrou a equipa multidisciplinar de “The Pilgrimage Project: A Study of Motivations and Experiences in Sacred Spaces”, desenvolvendo trabalho de campo em vários locais de peregrinação cristã e neopagã na Europa.  

 

 

Clara Carvalho é professora associada no Departamento de Antropologia do Iscte e foi Professora Visitante nas universidades de Brown (EUA, 2004) e Lille (França, 2002 e 2003), deu cursos de curta duração nos seminários metodológicos de pós-graduação promovidos pelo CODESRIA em vários países africanos, e nas Universidades de Rovira i Virgil, Espanha, e Mainz, na Alemanha. Foi presidente do AEGIS (Grupo África-Europa para Estudos Interdisciplinares) (2015-2019) e diretora do Centro de Estudos Africanos / Centro de Estudos Internacionais do Iscte (2007-2016). A sua investigação centra-se na Africa Ocidental, em particular na GuinéBissau, onde trabalhou sobre o poder local e o desenvolvimento social. Desde 2001 tem desenvolvidos projetos sobre género, políticas de desenvolvimento, práticas terapêuticas e MGF, tendo coordenado diversos projetos com financiamento nacional e internacional nessa área. Editora da revista Cadernos de Estudos Africanos.

 

 

José Mapril obteve o seu doutoramento em Antropologia no ICS, Universidade de Lisboa, com uma pesquisa sobre transnacionalismo e Islão entre bangladeshis em Lisboa. Actualmente é professor auxiliar no departamento de Antropologia da FCSH-UNL e investigador integrado no CRIA NOVA. Entre 2018 e 2021 (Julho) foi diretor do CRIA. Os seus interesses de investigação são transnacionalidades, migrações, subjetividades, cidadania cultural, Islão(s) e muçulmanos, islamofobia e secularismos, interesses estes que têm sido abordados através de etnografias multi-situadas em Portugal, Bangladesh e Reino Unido. Actualmente, desenvolve pesquisa sobre re-migração, percursos de vida e percepções sobre o futuro entre Bangladeshis na Europa e sobre a relação entre processos de patrimonialização, Islão, muçulmanidade e cidadania cultural em Portugal.

 

 


 

 

Língua do encontro:
Português

Coordenação:
Cecília Menduni Luís (CRIA-Iscte)

Daniel Malet Calvo (CIES-Iscte)

Liliana Azevedo (CIES-Iscte)

Raquel Carvalheira (CRIA-NOVA FCSH)

 

→ Consulte a programa completo de 2021/22 dos Encontros sobre Experiências Migratórias