A "Construção de uma Civilização Ecológica" na China e as suas implicações para a conservação ambiental no mundo
12 January 2022 | 14h30 | Online

 

Webinar - Encontros de Estudos sobre a China 

A "Construção de uma Civilização Ecológica" na China e as suas implicações para a conservação ambiental no mundo

 

Orador

Niklas Werner Weins

Unicamp, Brasil

 

Comentário

Talita Pinotti

Faculdade de Campinas (FACAMP), Brasil

 

Resumo

A emblemática “Construção de uma Civilização Ecológica” responde à grave crise ambiental na China e está começando a causar mudanças de paradigma na política ambiental doméstica e cada vez mais no palco internacional. Enquanto os debates sobre a mitigação dos riscos climáticos globais têm tomado o carbono como medida de sucesso de muitas políticas e muitos conservacionistas (principalmente ocidentais) ainda estão focando na pergunta se as florestas são parte da solução, a China já vem aplicando o reflorestamento e o florestamento em massa há décadas, transformando drasticamente os ambientes em que as pessoas vivem.

Fazendo uso do conceito de metamorfose do mundo de Beck (2016), tentamos entender melhor o conceito de eco-civilização da China, particularmente no que diz respeito à silvicultura e ao nexo climático-florestal. Revisamos o trabalho de Beck sobre a sociedade de risco mundial e a metamorfose do mundo, bem como sua utilização na China para basear uma discussão empírica sobre as controvérsias em torno das florestas como solução de mitigação da mudança climática. Argumentamos que uma mudança no paradigma chinês da Civilização Ecológica está acontecendo analogamente à mudança teórica do risco para a metamorfose.

Mostramos que o movimento ambiental emergente da China, por mais patrocinado pelo estado que seja, representa um tipo de metamorfose. Trata-se de uma concretização do inédito, em que o impensável se torna concebível. Em vez de mitigar os riscos, os "maus" da modernidade, a Civilização Ecológica da China tem muito mais a ver com conjurar visões de um futuro sustentável, cultivando os "bens", primeiro domesticamente e cada vez mais globalmente. Destacamos algumas implicações para a governança ambiental global como campo de ação e as potenciais contribuições teóricas que um debate mais pluralizado sobre a Civilização Ecológica poderia trazer para a sociologia ambiental em nível teórico.

 

→ ZOOM LINK

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89988825159

Meeting ID: 899 8882 5159

 


  

Organização: Sofia Gaspar, Cátia Miriam Costa, Thais França